08/03/09

ESTERELIZAÇÃO DOS ANIMAIS É MUITO IMPORTANTE




A superpopulação de cães e gatos é um assunto muito sério que merece a atenção de todos. A cada ano, milhares de filhotes e animais adultos são levados à morte e jogados nas ruas porque não há lares suficientes para todos eles.
A esterilização é o melhor método para ajudar a resolver esse problema.
As fêmeas devem ser esterilizadas e os machos também. Antes de permitir que o animal procrie, considere os fatos.

Vamos acabar com os mitos!! ver os factos é mais importante!!

Mito: Esterilizar cães e gatos é anti-natural. Devemos deixar a Natureza seguir o seu curso.
Facto: Animais de estimação são criados por seres humanos para serem seus companheiros. Nós criamos essas criaturas indefesas e matamos milhões delas a cada ano - isto sim, é anti-natural !! Esterilizar é uma solução humanitária para o problema que nós mesmos criamos.

Mito: Os filhotes da minha gata/cadela são tão adoráveis...seria fácil encontrar um lar para todos eles.
Facto: A triste verdade é que, embora todos os filhotes sejam adoráveis, não há lares suficientes que os queiram. Sete entre dez cães e gatos acabam nas ruas, abandonados, maltratados.

Mito: Cães e gatos esterilizados são menos saudáveis.
Facto:Gatos esterilizados vivem em média dois anos mais que gatos não operados. Cães e gatos que foram operados têm redução de 98% de probabilidade de contrair certos tipos de cancro e infecções, particularmente do trato urinário.

Mito: A experiência de procriar melhora a disposição de cadelas e gatas.
Facto: Não há qualquer evidência médica que prove isso. Na verdade, cães e gatos que são esterilizados antes do primeiro cio são frequentemente menos ariscos, tendem a brigar menos e em geral são mais saudáveis do que os não esterilizados.

Mito: A personalidade de um cão ou de um gato mudará para pior depois da cirurgia.
Facto: Exatamente ao contrário. Cães e gatos que foram esterilizados são menos dados a perambular pelas ruas, ficam mais ligados aos seus donos e têm menos hábitos indesejáveis como brigar pelas fêmeas e fazer xixi para trás (no caso dos gatos).

Mito: A cirurgia é perigosa.
Facto: Estas cirurgias são realizadas rotineiramente por veterinários e são seguras. Porções do aparelho reprodutivo são retiradas durante a cirurgia que pode ser realizada após 6 meses de vida. A maioria dos cães e gatos volta a sua atividade normal em 1 ou 2 dias.
NOTA: Estas operações só devem ser feitas por médicos-veterinários.

APÓS TODOS ESTES FACTOS, EQUEÇA OS MITOS E INFORME-SE COM UM VETERINÁRIO SOBRE PORMENORES EM ESTERELIZAR OS SEUS ANIMAIS!


5 comentários:

  1. Antes de mais queria dar os parabéns por ter tomado a iniciativa de criar um blog para ajudar estes animais que só podem contar connosco para sobreviverem e serem felizes!
    Em relação a esta lista de mitos concordo com quase todos menos com o último. Uma cirurgia, seja ela de que tipo for e independentemente do que se pretenda, tem sempre riscos. Sempre que um animal é anestesiado há sempre o risco de alguma coisa correr mal. Mas é sem dúvida um procedimento rotineiro e que aconselho vivamente uma vez que todos os filhotes que possam nascer não têm culpa da ignorância dos seus donos!!
    Obrigada e continuação de bom trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Ola Sofia

    Agradeço a sua visita ao meu blog e espero que continue a dar uma vista de olhos de vez em quando e se puder divulgue por favor.
    Pois não é uma tarefa fácil arranjar bons donos para tantos animais abandonados.
    Era bom que as pessoas começassem a entender que um animal não é um objecto nem um robot que tem de fazer as suas vontades. Mas ainda tenho esperança que as mentalidades mudem e que o Homem perceba que não seria ninguém sem os animais....

    Quanto à sua discordância com o ultimo paragrafo... sim estamos de acordo em parte, pois toda a cirurgia tem um risco inerente.
    O que eu pretendo é desmitificar o que muita gente acha em relação às cirurgias e ficam chocadas pelo facto de se submeter um animal a uma cirurgia, mas não lhes choca os animais na rua a morrer de fome, doenças e solidão.
    Quando levo um animal a esterilizar o meu coração fica sempre apertado com receio que corra mal...mas entre isso e mais ninhadas na rua a sofrer...prefiro arriscar.

    Muito obrigada e contacte-me sempre que desejar

    ResponderEliminar
  3. Completamente de acordo.
    Já me disseram (por ter esterilizado a minha Nina) que "isso é um crime".
    Respondi que crime é abandonar os filhotes, ou matá-los à nascença.
    É certo que a Nina foi operada apenas aos cinco anos, porque decidi não a expor a anestesia, mas como teve de ser operada a um tumor na mama aproveitou-se a mesma anestesia e não me arrependo.
    Acho que ficou ainda mais meiga e brincalhona.

    ResponderEliminar
  4. É bem verdade tudo o que vocês disseram. Eu já tratei de várias esterilizações e de castrações de animais abandonados, e esses animais estão mais meigos, já não vão embora por causa do cio, e estão bem de saúde. Assim posso alimentar 7 gatos da rua e tratar deles, em vez de estes 7 gatos darem à luz outros 7 gatos cada um, e eu deixar de os poder tratar em condições.
    Pois já quase não há lugar para os animais neste mundo cruel... Todas as pessoas que eu conheço que poderiam querer um animal abandonado pelos "humanos" já têm animais, e todas as outras pessoas simplesmente olham para o lado quando vêem os animais abandonados...
    Outro dia simplesmente tive que ir levar um cãozinho ao canil de tão esquelético que estava, pois eu já penso que mais vale levá-los a um canil e eles adormecerem e deixarem de sofrer neste mundo, do que andarem na rua, cheios de fome, a sofrer, a serem atropelados, a andarem sem uma pata, etc, até caírem no chão mortos, ou a ganir até morrer, pois as pessoas simplesmente olham para o lado... e não vêem o sofrimento que os move, não só da solidão, mas de toda a fome, sofrimento e desespero...

    ResponderEliminar
  5. Ola

    Desde já agradeço aos leitores que comentaram a sua visita ao meu blog.

    Era bom que grande parte das pessoas deste mundo tivesse a mesma consciencia que voçês.
    E é pena que seja apenas ainda uma pequena minoria de pessoas e de pouca disponibilidade finaceira, a efectuar este trabalho de reduzir o numero de novas crias e abandonos.

    Era bom que as pessoas com mais posses fossem sensiveis ao sofrimento dos indefesos.
    Porque infelizmente há muitos animais a receber maus tratos e muitas pessoas com enormes carencias financeiras a dar o pouco que tem para reduzir o seu sofrimento.

    Um bem haja a todos os que lutam por dar uma vida digna aos animais!

    ResponderEliminar