10/08/09

O fim de um lento sofrimento...Descança em paz amiga...




Abandonada pelo menos desde o início do ano, não era muito simpática...mostrando respeito, a quem dela se aproximava, com o seu rosnar. Mas, durante este tempo, foi-se deixando conquistar por quem a alimentava, ultimamente já deixava que lhe fizem-se festinhas na cabeça...

Porém, já algum tempo que algo de anormal se começou a avistar numa das suas maminhas, junto da perna traseira. O facto de ela não se deixar tocar não facilitou a tarefa de melhor poder observar o que ali de tão terrivel existia...um tumor em adiantado estado...

Nas últimas duas semanas percebeu-se um significativo abatimento fisíco da sua estatura. Embora não mostrasse grande sofrimento, era visível o seu cansaço, pelo que hoje, apesar de algum receio que tinha da sua reacção ao pegar-lhe, foi capturada com a ajuda da "Louzanimales- associação pelos animais da Lousã" e levada à cliníca "Cãofraria dos Bichos", onde terminou sem dor uma vida de lento sofrimento...


DESCANSA EM PAZ ....



Não posso deixar de lembrar cada dia que te alimentei e saciei a sede, em que corrias na minha direcção contente, embora não deixando tocar-te, rosnando para mim ao mais pequeno gesto meu para te fazer uma festinha...e a tua mostra de confiança em mim com o passar do tempo.

Hoje fui a ultima pessoa que olhas-te no momento da tua partida como que me quizesses dizer alguma coisa...Acho que percebes-te tudo ...deixas-te-me fazer festinhas na tua cabeça. Tiveste muita dignidade e muita calma.

Cada animal nos dá uma lição de vida...tu deixas-te-me a tua...

Foste a primeira cadela que eu tive coragem, a muito custo, de presenciar a partida do mundo dos sofrimentos, porque achei que seria importante estar ao teu lado até ao último segundo da tua vida para que te sentisses mais tranquila e acarinhada, talvez um carinho que nunca tives-te em vida...
Eu e o nosso amiguinho RUCA vamos sentir a tua falta.
De facto o RUCA sentiu a tua falta e quiz ir para junto de ti....foi visto hoje ,23-08-09, morto vitima de atropelamento...Os animais, tal como muitas pessoas, acho que també sabem por termo à sua vida quando ela deixa de ter sentido...

A quem um dia se acorbardou e abandonou esta cadela, fazendo com que não vivesse dignamente, saiba que pelo menos teve uma morte mais digna do que a vida que lhe deu,tendo sido acarinhada mais nos últimos minutos do que em toda a sua vida.


O meu sincero agradecimento às pessoas que me ajudaram. Bem haja pelo sua prestação e dedicação aos animais.

4 comentários:

  1. Passar por uma situação destas não é fácil. De certo que a cadelinha agradeceu em muito toda a dedicação e carinho que lhe deram apesar de tudo o que terá passado.
    Espero que ela descanse em paz.
    Muita força! :)

    ResponderEliminar
  2. Os mais belos jestos de dgnidade humana são mostrados quando o ser humano mostra respeito pela dignidade alheia,seja hominal animal vegetal ou mineral,pois isto exemplifica o respeito mutuo pela vida existente no planeta,o tudo eo todo existencial universal tem a mesma origem,ou seja,tudo emana do mesmo criador ou o mesmo pai.
    Este é o ato correto do humano,ser humanamente espiritualizado,pois antes de ser humano nos somos seres espírituais passando pelo planeta para aprender a ser humano e respeitar toda a forma de vida existente da qual fazemos parte.
    Todos nos devemos tratar com carinho e amor incondicional os nossos irmãos menores,os ditos animais,assim como nos humanos,eles tambem estão na escala da evolução universal,nada,mas nada mesmo está estacionário,tudo está caminhando para cima ou melhr dizendo para o alto na escala da evolução.
    Nada está no universo por um acaso,tudo tem um propósito maior.
    Este foi mais um belo gesto de um espírito
    que sabe se comportar exemplarmente como sêr humano.

    ResponderEliminar
  3. Caros leitores "AP" e "IRA" agradeço imenso as vossas palavras de apoio neste momento difícil que estou a passar. A luta pelos animais é muito gratificante de facto, pois dar uma nova vida a um animal é ve-lo feliz é óptimo. Mas situações como esta, apesar de ser redutora de um sofrimento, é bastante desgastante e triste.
    Meche muito com os sentimentos...é um desgaste emocional muito grande, havendo dias que as forças desvanecem.

    Obrigada e bem haja

    Elisabete

    ResponderEliminar
  4. ELISABETE,O CAMINHO É ARDUO E DIFICIL,MAS,COMO DISSE NO COMENTÁRIO ANTERIOR ESTAMOS NA TERRA PARA APRENDER-MOS A SER HUMANOS E ISSO VOCE E TANTOS OUTROS QUE LABUTAM A MESMA CAUSA SÃO SERES
    PRIVILEGIADOS PELO CRIADOR,POIS CUMPREM FIELMENTE SEUS DEVERES,DEVEMOS SEMPRE LEMBRAR
    QUE OS ANIMAIS SÃO FILHOS DO MESMO PAI,CASO CONTRÁRIO TERIAMOS MAIS QUE UM DEUS E SE ALGUM HUMANO ASSIM PENSA,ENTÃO SIMPLESMENTE É
    DIGNO DE DÓ OU COMISERAÇÃO.
    TAMBEM ME DEDICO DE CORPO E ALMA E OS POUCOS RECURSOS DE QUE DISPONHO NO AMPARO DE NOSSOS IRMÃOS MENORES QUE,VEM SOFRENDO A DESDITA NAS MÃOS DE UMA MAIORIA DE HUMANOS QUE,SÓ VEEM NO ANIMAL ALGO COMO UMA COISA PARA SER USADO EM BENEFICIO PRÓPRIO E ISSO É LÁSTIMAVEL TENDO EM VISTA QUE O HUMANO É CONSIDERADO RACIONAL,
    E NESTE CASO SEU CRIME CONTRA A NATUREZA ANIMAL É UM ATO DE TORPEZA,POIS O HUMANO SABE O QUE ESTÁ FAZENDO.
    IRA

    ResponderEliminar